História
Toda história tem seu texto
tem seu pretexto e
pronúncia.
Tem seu remorso, seu sexto
sentido de arte e
denúncia.
Tem um sujeito que a escolhe
que se encolhe e se
confunde:
um lugar que sempre a tolhe
qui tollis peccata
mundi.
Tem sua forma em processo,
tem seu recesso e cansaço,
e
tem seu topo de excesso
no ponto extremo do escasso.
Tem sua
língua felpuda,
a voz aguda e afetada.
R tem a essência que muda
e
permanece, calada.
Toda história tem seu preço,
tem seu começo e
seu dito.
É só virar pelo avesso,
ler o que está subscrito.
Chá das cinco
chá de poejo para o teu desejo
chá de alfavaca já que a carne é fraca
chá de poaia e rabo de saia
chá de erva-cidreira se ela for solteira
chá de beldroega se ela foge e nega
chá de panela para as coisas dela
chá de alecrim se ela for ruim
chá de losna se ela late ou rosna
chá de abacate se ela rosna e late
chá de sabugueiro para ser ligeiro
chá de funcho quando houver carunhco
chá de trepadeira para a noite inteira
chá de boldo se ela pedir soldo
chá de confrei se ela for de lei
chá de macela se não for donzela
chá de alho para um ato falho
chá de bico quando houver fuxico
chá de sumiço quando houver enguiço
chá de estrada se ela for casada
chá de marmelo quando houver duelo
chá de douradinha se ela for gordinha
chá de fedegoso pra mijar gostoso
chá de cadeira para a vez primeira
chá de jalapa quando for no tapa
chá de catuaba quando não se acaba
chá de jurema se exigir poema
chá de hortelã e até manhã
chá de erva-doce e acabou-se
(pelo sim pelo não
chá de barbatimão)
45
Sou da geração
de quarenta e cinco
ou tenho na mão
a porta sem
trinco?
(Nem sei quantas são
as telhas de zinco
que cobrem
meu chão
de quarenta e cinco.)
Semeei meu grão?
fui ao fim
do afinco?
pesquei a paixão
de quarenta e cinco?
Tudo é sim
e não
em quarenta e cinco.
E a melhor lição
forma sempre um vinco
de interrogação
no tempo, onde brinco
procurando um vão
Etnologia
Ainda
há índios.
Outros papos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário